O QUE É A PLATAFORMA RURAL | NIASSA MOÇAMBIQUE | GOTOPEMBA - R&D

PLATAFORMA RURAL DO NIASSA
WEBSITESHARING CONCEPT

O QUE É A PLATAFORMA RURAL DO NIASSA

Vocacionada na sua génese para o mercado agrícola mas aplicável a outros sectores de actividade, a plataforma pretende reduzir a dependência dos pequenos e médios produtores em relação a intermediários, fornecendo-lhes um conjunto de ferramentas desenhadas para proporcionar uma maior capacidade de intervenção nos mercados, uma gestão mais eficiente do negócio e o aumento potencial das margens de lucro.


A plataforma centra-se na ideia de uma entidade gestora, capaz de arbitrar conflitos, implementar boas práticas, garantir a idoneidade dos intervenientes e proporcionar meios seguros de pagamento.


Os intervenientes principais da plataforma, produtores e consumidores finais ou intermédios de bens agrícolas e produtos animais e derivados, irão beneficiar do acesso a um mercado virtual de dimensão muito superior aos mercados locais e regionais em que costumam actuar.

Os produtores terão a capacidade de escoar os seus produtos de forma mais eficiente e com
uma maior margem.

 

Os compradores terão à sua disposição um leque de escolhas mais alargado e capaz de satisfazer as suas necessidades específicas.

Ambos poderão ainda aceder a uma série de serviços complementardes prestados por um conjunto de intervenientes secundários: transportadores, armazenista e fornecedores dos bens que os intervenientes principais precisam para o correcto desenvolvimento da sua actividade (sementes, equipamento agrícola, rações, etc).


O desenho modular da plataforma permitirá à entidade gestora adaptar os serviços oferecidos às necessidades dos intervenientes e a preocupação com a universalidade de acesso permitirá que todo o tipo de intervenientes consigam participar, independente da realidade geográfica,
socioeconómica e tecnológica destes.

 

Um telemóvel, um computador público numa biblioteca ou junta de freguesia, um computador portátil em casa ou em plena exploração, um um tablet ou smartphone.

Todos estes meios possibilitarão o acesso à plataforma.

© by Alcino Pinheiro

1/1